Instalações Artísticas a Concurso

A décima edição da Bienal de Coruche – Percursos com Arte tem início já a 18 de setembro, dia de abertura, repleto de animação cultural, mostras, teatro, instalações e intervenções artísticas. Ao longo de um programa de duas semanas e meia são muitos e diversificados os eventos a decorrer por toda a Vila, ao ar livre e em infraestruturas municipais – diversos workshops, concertos, residências artísticas e espetáculos integrados na Programação em Rede da CIMLT, tudo a não perder até 5 de outubro.

Subordinada ao tema “Respirar Arte com Sustentabilidade”, esta edição da Bienal reforça a articulação simbiótica entre o objeto artístico e o espaço envolvente pela integração das obras no meio urbano e arquitetónico, unindo público, artistas e cultura em Coruche. O tema e o roteiro aproximam-nos também de um futuro a céu aberto e sem máscaras que se deseja próximo.

Em 2021, “sustentabilidade” é a palavra-chave que centra o desafio da Bienal de Coruche no desenvolvimento sustentável e na economia circular – um desafio que se estende a todas as áreas de expressão artística, concretizáveis em espaço exterior. Dando resposta ao desafio resultam 10 projetos a concurso, selecionados por um júri composto por Helena Claro, representante da organização; Mónica Gonçalves, curadora, e Sérgio Vicente, Doutor em Belas Artes na especialidade de Escultura e vice-presidente da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Conheça os artistas e respetivos projetos, apresentados entre os dias 18 de setembro e 5 de outubro.

Tiago MargaçaAmbiente suspenso

Nim CastanheiraQuatro faces da mesma moeda

Pedro AlmeidaPhylloscopus bonelli

Carlos BarradasKremastos

Antonieta Martinho Underwater

João Henriques PiresIsto não é uma árvore

Margarida Estevesm+H

Evgenia EmetsÁrvore do mundo

Inês Ferreira-Norman O bufo e as três casas

Ctadeia e João LeitãoSOS Planeta – Alerta azul