Bienal de Coruche 2021

A Câmara e o Museu Municipal de Coruche organizam a décima edição da Bienal de Coruche – Percursos com Arte, subordinada ao tema “Respirar Arte com Sustentabilidade”. Esta edição, que decorrerá no coração da vila entre os dias 18 de setembro e 5 de outubro de 2021, vem reforçar a articulação entre a obra e o seu contexto, criando uma simbiose entre a obra artística e o espaço envolvente. Considerando a premência da divulgação da atividade cultural no presente cenário de contexto pandémico, a Bienal pretende, em contraciclo, integrar as obras no meio urbano e arquitetónico, aproximando público, artistas e cultura do ambiente ribeirinho.

Desde 2013 que a Bienal intervém num percurso urbano, de cariz rural, onde as obras selecionadas têm impacto nas suas variadas formas de expressão. Em 2021, a sustentabilidade é a palavra-chave e o tema que une mentes criativas à ciência. O desafio centra-se no desenvolvimento sustentável e na economia circular, reciclando-se resíduos e memórias que provoquem novas abordagens e soluções; traduzindo-se a sustentabilidade numa linguagem artística que resgate despojos do passado e recrie o presente, novo e sustentável. Assim, os artistas são convidados a procurar soluções inovadoras e originais pela aplicação de resíduos, tais como desperdícios alimentares e industriais, plástico, papel, materiais de uso doméstico em fim de vida, entre outros.

Neste contexto, é relevante a sustentabilidade do montado de sobro e cortiça como possível fonte de inspiração criativa. O montado é, aliás, a paisagem mais icónica de Ribatejo e Alentejo, sendo um marco da identidade, das tradições e dos costumes, bem como foco de grande tradição cultural e etnológica. Já a cortiça é um exemplo paradigmático de sucesso em economia circular, tratando-se de um recurso endógeno que pode, inclusivamente, oferecer plasticidade a processos criativos. Porque nada se perde; tudo se transforma, o tema “Respirar Arte com Sustentabilidade” visa também aproximar-nos de um futuro a céu aberto e sem máscaras que se deseja próximo.

Aceda a toda a informação, normas de participação e ficha de inscrição aqui.